Yoni Ecosurfboards, degusta o surf.
No inicio do surf moderno os Californianos faziam pranchas de madeira de Balsa, o peso era tão grande quanto as pranchas. Com a revolução industrial vieram novos materiais, a fibra de vidro e o poliuretano substituiriam a madeira. Hoje por um objectivo mais ecológico estão a renascer novamente as pranchas de madeira e com a utilização de novos estudos de técnicas, materiais e ferramentas, as pranchas de madeira ocas têm tido bastante popularidade, que internamente possuem apenas pequenas estruturas que conferiam resistência à camada superficial de madeira, elas têm uma vida útil muito longa. É uma alternativa, principalmente quando nos referimos a madeiras de reflorestamento sustentável.Curioso saber que normalmente são tão responsáveis com a natureza, os surfistas muitas vezes não sabem que seu principal instrumento, a prancha, é feita em um processo extremamente poluente. O bloco (foam como é chamada antes de receber o acabamento), é feito de espuma endurecida de poliuretano, um derivado de petróleo que emite grandes quantidades de carbono na fabricação e no acabamento, há imenso desperdício de material que não é reciclável.
Todo o processo tem um impacto tão grande que a maior fábrica de blocos de poliuretano do mundo, a americana Clark Foam, fechou as portas por não se adequar as leis ambientais da Califórnia. Com a pranchas de surf de madeira não acabamos com a fabricação de poliuretano, porém podemos reduzir a quantidade de materiais tóxicos.
Na Tictictaco fazemos pranchas de surf com 95% material ecológico, madeira nacional de florestas sustentáveis e resinas orgânicas, a um preço justo.
Esta foi a N1, ainda em madeira completamente maciça, agora que já fiz mais de 10, vejo o quanto pode ainda mais evoluir a técnica da fabricação para ter leveza e resistência, quero baixar a barreira dos 4 kg nas shotboards, Usando uma técnica com mais de 80 anos.
Tom Blake foi um dedicado homem do mar, campeão de natação, remo e surf. Blake foi também um inventor de carater inovador e trouxe contribuições marcantes para o desporto de correr nas ondas.
